Política e Administração Pública

Câmara dos Deputados ultrapassa 400 mil atendimentos por meio da Lei de Acesso à Informação

Das demandas recebidas no ano passado, 92% foram atendidas em até um dia

17/05/2022 - 10:43  

A Câmara dos Deputados publicou nesta segunda-feira (16) o Relatório Anual da Lei de Acesso à Informação (LAI), com os atendimentos realizados pela Casa em 2021. Foram registradas 28.499 solicitações de informação, totalizando 419.395 demandas de informação atendidas pela Casa nos dez anos de vigência da lei.

Das demandas recebidas no ano passado, 92% foram atendidas em até um dia, e apenas 0,3% foram indeferidas, nos termos legais. Em sua maioria, essas demandas exigiam análise, interpretação ou consolidação de dados, ou continham pedidos genéricos.

O tema "Proposições" foi predominante nos pedidos, representando 33,4%, seguido pelos temas “Deputados” (31,5%) e “Assuntos Institucionais” (23,1%). Os pedidos foram feitos, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (62%) e acima de 50 anos de idade (51%).

O relatório traz também a listagem das informações classificadas com grau de sigilo (reservado, secreto ou ultrassecreto), ao longo de período determinado, com descrição que permita pesquisas futuras e correta recuperação.

Além dos dados estatísticos, o documento destaca as ações implementadas em conjunto com os demais órgãos da Casa para oferecer um atendimento cada vez de maior qualidade ao cidadão. Entre elas estão:

  • prorrogação da vigência dos trabalhos do Comitê Gestor do Relacionamento da Câmara dos Deputados (CGR) - Ato do Presidente 4/2021;
  • trabalhos para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados na Casa (LGPD – Lei 13.709/2018), com fins de inventariar os dados pessoais registrados pelos cidadãos nos canais de solicitação de informação;
  • reformulação da página “Licitações e Contratos”, trazendo novas ferramentas para facilitar a busca por informações e a pesquisa pelas licitações em andamento e dados sobre obras;
  • criação da página “Prestação de contas”, um espaço criado para divulgar dados sobre aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das metas orçamentárias;
  • reformulação do sistema de busca de legislação, com fins de simplificar a pesquisa para o cidadão.

O atendimento dos pedidos de informação que chegam à Casa é coordenado pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi), por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)/Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação (Corpi), sob a supervisão da Diretoria Geral e da Secretaria da Transparência.

Da Redação/WS

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