ONG diz que existem 60 mil parteiras e 18 mil obstetras

31/05/2006 - 17:07  

A representante da Rede de Humanização do Parto (Rehuna), Eloísa Lessa, informou há pouco que o campo obstétrico nacional é composto por 18 mil médicos, 6 mil enfermeiras e 60 mil parteiras tradicionais. Segundo ela, começa a ser retomada a figura da doula - mulher que dá suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
Eloísa Lessa participa da audiência pública promovida pela Comissão de Legislação Participativa para discutir a situação das parteiras tradicionais no Brasil.

Parto em casa
Segundo ela, nos partos em casa, é preciso haver segurança, privacidade e luz baixa, além de silêncio. Em vez da linguagem falada, deve ser usado outro tipo de linguagem, como gestos. Eloísa Lessa explicou, ainda, que o trabalho de parto feito pela parteira dura em média 6 horas. Já no hospital, o tempo é de 12 horas.
De acordo com Eloísa, a Rehuna - uma organização não-governamental que já atua há 12 anos - apóia e incentiva o trabalho das parteiras e faz parte de um movimento internacional a favor de partos em casa.
Ela citou reportagem do jornal inglês The Independent, na qual a secretária de Saúde britânica, Patricia Hewitt, defende que as mulheres devam dar à luz em casa, e não nos hospitais.

A reunião continua no plenário 3.

Da Reportagem/RT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.