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Comissão promove debate sobre papel da formação técnica profissional na inclusão social

15/03/2022 - 08:22  

Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná
Educação - ensino profissional - curso técnico edificações construção civil formação profissionais alunos estudantes carreiras (Centro Estadual de Educação Profissionalizante de Curitiba)
Proposta permite aproveitamento de créditos no ensino superior

A comissão especial da Câmara que trata da formação técnica profissional realiza audiência pública nesta terça-feira (15) para debater a educação técnica de nível médio, a aprendizagem e a inclusão social, bem como o potencial de contribuição do Projeto de Lei 6494/19 para avanços nesse cenário.

O projeto permite que as instituições de ensino superior aproveitem os créditos obtidos por estudante na educação profissional técnica na modalidade presencial, sempre que o curso técnico e o superior forem de áreas afins, até o limite de 400 horas/aula.

Para a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) relatora da comissão, a discussão da proposta deve comtemplar a avaliação de seu impacto na inclusão social de jovens e adultos, dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, das pessoas com deficiência e nas medidas de proteção em relação ao trabalho infantil e de adolescentes.

Foram convidados:
– a vice-procuradora-geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gugel;
– o CEO do Comitê Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Humberto Casagrande Neto;
– o diretor de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal;
– a gerente de Desenvolvimento Educacional, representando o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Daniela Papelbaum.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 13.

Comissão especial
Todos os projetos de lei cujos conteúdos envolvam assuntos de competência de mais de três comissões permanentes são analisados por uma comissão especial, que substitui todas as outras.

Da Redação – RL

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