Cidades e transportes

CCJ aprova criação de Dia Nacional do Agente de Trânsito

Proposta prevê realização de cursos para os agentes e campanhas de prevenção de acidentes no decorrer do mês de maio

20/12/2021 - 18:53  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Tema: "Plano Nacional de Desestatização - PND". Dep. Patrus Ananias (PT - MG)
Patrus Ananias recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5166/19, que cria o Dia Nacional do Agente de Trânsito, a ser comemorado em 11 de maio.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e deverá ser enviada direto ao Senado Federal, a não ser que seja apresentado recurso para votação em Plenário.

O texto aprovado prevê a realização, no decorrer do mês de maio, de programas de atualização profissional para os agentes de trânsito e campanhas de prevenção de acidentes.

Autor da proposta, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) considera que a proposta institui um dia para que os agentes de trânsito sejam lembrados pela sociedade e reconhecidos pelo seu papel na manutenção e organização do sistema de mobilidade urbana.

“Vai dar notoriedade e reconhecimento social aos profissionais que cumprem sua missão com primazia, na busca da redução de acidentes e mortes nas vias urbanas”, afirmou Leal.

Relator da proposta, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) decidiu suprimir do texto final um artigo por considerar inconstitucional a criação de nova responsabilidade para o Conselho Nacional de Trânsito. “É algo que só lei iniciada pelo Chefe do Executivo poderia fazer e há ofensa ao princípio das separações dos poderes”, explicou.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta