Plenário

Câmara aprova homenagem ao ex-deputado Carlos Eduardo Cadoca

15/12/2021 - 21:07   •   Atualizado em 15/12/2021 - 23:00

A Câmara dos Deputados decidiu dar à sala da Comissão de Turismo o nome de Carlos Eduardo Cadoca. O ex-deputado faleceu em dezembro de 2020 vítima de complicações da Covid-19.

O Projeto de Resolução 77/21 foi aprovado em Plenário de forma simbólica e já está em vigor. Relator da proposta, o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) destacou a amizade com Cadoca. “Cadoca deixa um legado inestimável para Pernambuco, para o turismo e para a cultura. Nada mais justo do que aprovar esta homenagem na noite de hoje”, disse.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Dep. Luiz Eduardo Cadoca (PCdoB-PE) concede entrevista
Carlos Eduardo Cadoca, em imagem de arquivo de abril de 2014

A memória de Carlos Eduardo Cadoca também foi celebrada pelo líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), e pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), um dos autores da proposta. Os dois destacaram a trajetória do parlamentar e sua atuação em defesa do setor do turismo.

Biografia
Cadoca foi deputado federal por cinco mandatos, entre 1999 e 2018. Nos três primeiros, foi eleito pelo PMDB, partido do qual foi vice-líder na Câmara. Depois, foi eleito pelo PSC e PCdoB. Em 2016, filiou-se ao PDT.

Foi um dos fundadores em Pernambuco do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), de oposição à ditadura. Elegeu-se pela primeira vez como vereador no Recife, em 1982. Foi ainda deputado estadual; secretário municipal e estadual de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte; vice-presidente e presidente da Fundação de Turismo do Nordeste.

Carlos Eduardo Cintra da Costa Pereira nasceu em 1940, no Recife. Era advogado, formado pela Faculdade de Direito de Pernambuco em 1967. Também se formou em Desenvolvimento Econômico, pela universidade de Harvard (EUA), em 1966.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta