Política e Administração Pública

Comissão aprova projeto que inclui na LDO previsão de recursos para combater desastres naturais

14/12/2021 - 14:21  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Qualidade de serviços e Telefonia Celular na Região Norte. Dep. Delego Pablo PSL-AM
Delegado Pablo apresentou substitutivo às propostas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei complementar (PLP) que torna obrigatória a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da previsão de recursos para ações de prevenção e combate a desastres. Os recursos deverão ser expressos em percentual da Receita Corrente Líquida (RCL).

O PLP 265/19, do deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), foi aprovado na forma do substitutivo do relator, Delegado Pablo (PSL-AM). O texto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A proposta de assegurar na LDO recursos mínimos para o enfrentamento de desastres naturais no País é absolutamente oportuna”, disse Pablo. Ele alterou o projeto para determinar que as ações de prevenção e combate a desastres deverão atender a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Lei de vigência anual, a LDO estabelece as prioridades para a administração pública no ano seguinte, além de fixar o montante de recursos que o governo deve economizar.

Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, irá para o Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 265/2019

Íntegra da proposta