Direitos Humanos

Fiscalização das instituições de acolhimento de idosos é tema de debate

16/12/2021 - 08:38  

Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas-RS
Direitos Humanos - idoso - asilo lar idosos (Asilo de Pelotas-RS)
Deputado considera fundamental garantir o bem-estar dos idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (16) para discutir a fiscalização do serviço de acolhimento aos idosos nas entidades de atendimento.

Foram convidados para participar representantes do Ministério da Cidadania, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Nacional do Direito da Pessoa Idosa (CNDI) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), entre outros. Confira a lista completa de convidados.

O deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), que pediu a realização do debate, afirma que a fiscalização dos estabelecimentos que abrigam os idosos em regime asilar é uma das mais importantes atribuições dos órgãos competentes, "haja vista a condição especial de vida dos idosos, os quais, além das mais variadas privações próprias da idade, ainda encontram-se, geralmente, em situação de vulnerabilidade, abandonados e desamparados por seus familiares, geralmente com limitações físicas".

O evento está marcado para as 10h30, no plenário 12, e terá transmissão interativa pelo portal e-Democracia.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.