Política e Administração Pública

Câmara realiza sessão solene para a entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública

Premiação é promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

07/12/2021 - 07:55  

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Eleições - O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, fala à imprensa no Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2020
O ministro Barroso receberá o prêmio pela atuação no combate às fake news envolvendo as urnas eletrônicas

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta terça-feira (7), às 10 horas, para a entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública – Edição 2021, promovido pela Mesa Diretora e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

O prêmio é concedido anualmente, há mais de 15 anos, a entidades que se destacam pela inovação e eficiência na transparência da gestão administrativa, patrimonial e financeira dos recursos públicos. A premiação é dividida nas categorias Governo e Sociedade Civil. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle homenageia também, brasileiro ou brasileira já falecido que se destacou no trabalho pela transparência e fiscalização pública.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle recebeu de líderes partidários e de presidentes de comissões, até junho, as indicações de entidades que poderiam concorrer ao prêmio. Parlamentares no exercício do mandato não podem ser indicados.

Agraciados em 2021
Na edição deste ano será agraciado, na categoria governamental, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua condução no combate às fake news durante as eleições municipais de 2020.

Na categoria sociedade civil, será premiada a experiência do Observatório Covid-19 BR, coletivo que tem sido importante na divulgação independente de informações  baseadas em dados e análises científicas sobre o vírus, auxiliando no combate da pandemia.

A homenagem póstuma será feita ao jornalista Cláudio Weber Abramo, por sua atuação na luta pela transparência da gestão pública, criando, inclusive, a ONG Transparência Brasil.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.