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Condições sociais e qualidade de ensino podem prejudicar desenvolvimento de disléxicos, dizem especialistas

Transtorno neurológico prejudica a capacidade de aprendizagem e pode atingir até 10% da população mundial

11/11/2021 - 09:10  

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Educação; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados debateram, na terça-feira (9), a dislexia, transtorno neurológico que prejudica a capacidade de aprendizagem e pode atingir até 10% da população mundial.

Especialistas disseram que a ocorrência do transtorno não tem relação com as condições sociais nem com a qualidade do ensino, mas lembraram que esses fatores podem prejudicar o desenvolvimento e a qualidade de vida de quem sofre do problema.

A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Da Redação – RL

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