Seminário analisa desafios e perspectivas do envelhecimento
21/10/2021 - 08:23

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove um seminário nesta quinta-feira (21) sobre as perspectivas e desafios do envelhecimento.
O evento foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG) e pelo deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE) e também vai comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e os cinco anos de criação da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2045, um quarto da população brasileira deverá ter mais de 60 anos. Esses dados, segundo os parlamentares, reforçam a necessidade de compreender as implicações das mudanças demográficas para que o Estado, a sociedade e a família estejam preparados para essa nova realidade.
Eles lembram ainda que estamos na Década do Envelhecimento Saudável (2020-2030) e que é cada vez mais necessário discutir a construção e desenvolvimento de políticas públicas que promovam qualidade de vida e que possam permitir que a sociedade entenda o processo de envelhecer de forma mais favorável, benéfica e positiva, desmistificando preconceitos.
Debatedores
Foram convidados para participar do seminário, entre outros:
- o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Costa;
- a coordenadora de Saúde para Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Lucélia Nico;
- o representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Wallace Hetmanek; e
- ex-presidentes da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.
A reunião será realizada às 9 horas, no plenário 12.
Da Redação – ND