Agropecuária

Comissão aprova projeto que retoma a taxação sobre leite em pó da Europa e da Nova Zelândia

Desde 2001, o governo federal aplicava tarifa antidumping ao leite em pó importado desses países

13/10/2021 - 10:35  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputado Glaustin da Fokus discursa no Plenário da Câmara. Ele usa óculos e um terno escuro e segura o celular
Glaustin da Fokus: Ministério da Economia exorbitou seu poder regulamentar

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 21/19, que retoma a cobrança de tarifa antidumping sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado, da União Europeia e da Nova Zelândia.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO). “A abertura comercial que pretende o Ministério da Economia precisa levar em consideração ameaças aos produtores brasileiros na concorrência com economias que há décadas utilizam práticas desleais”, afirmou o relator.

Uma circular do Ministério da Economia encerrou a medida antidumping, e o projeto anula essa circular, trazendo de volta a tarifa. O autor do projeto, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou que haveria “sério risco” de o Brasil vir a receber excedente produzido pela União Europeia. O Ministério da Economia, por sua vez, avaliou que essa possibilidade é remota.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta