Cidades e transportes

Comissão rejeita projeto que define como infração média estacionar sobre faixa de pedestres

30/09/2021 - 11:33  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Código de Mineração - Decreto Lei nº 227/67. Dep. Delegado PabloPSL - AM
Delegado Pablo entendeu que conduta é gravosa para o trânsito

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 700/21, que reduz de grave para média a natureza da infração relacionada a estacionar o veículo em alguns locais, como faixas de pedestres, ciclovias, ciclofaixas e canteiros centrais. A proposta pretendia alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com a rejeição na única comissão de mérito a que foi distribuído, o projeto deverá ser arquivado, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário.

O deputado Delegado Pablo (PSL-AM), que relatou a matéria na comissão, concordou com o argumento do autor, deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), segundo o qual "a natureza de cada infração deve ser proporcional ao seu efeito prejudicial para o trânsito”. O relator, no entanto, discordou que as infrações citadas devam ser definidas como médias.

"Entendemos que as infrações de trânsito que se quer abrandar englobam condutas extremamente gravosas para a segurança do trânsito, principalmente para os pedestres e ciclistas”, disse o relator.

Delegado Pablo destacou o caso específico das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que precisam utilizar rampas nas extremidades das faixas de pedestres para acessar as calçadas. “Se um veículo estaciona sobre a faixa, obstrui por completo o alcance das vias por meio das rampas, comprometendo a mobilidade e a segurança desses cidadãos.”

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Murilo Souza

Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 700/2021

Íntegra da proposta