Economia

Santos poderá ganhar escola técnica de dragagem

22/02/2006 - 17:31  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6359/05, do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Dragagem em Santos (SP). Conforme a proposta, a escola deverá ser uma instituição de ensino médio profissionalizante destinada a formar técnicos para atender às necessidades socioecônomicas do setor de dragagem de todo o País.
Pelo projeto, a instalação da escola se subordina ao prévio estabelecimento das dotações necessárias no Orçamento Geral da União.

Exportações
O deputado Marquezelli ressalta que a atividade de dragagem de portos tem importante significação na economia do País, principalmente para a alavancagem das exportações por via portuária. Esse setor, a seu ver, não tem espaço nas prioridades dos últimos governos. Segundo Marquezelli, desde a extinção da Portobrás e da Companhia Brasileira de Dragagem, o setor não forma novos profissionais de dragagem. "Esse é um dos maiores gargalos para o escoamento de nossas exportações e a entrada de navios de grandes calados nos portos brasileiros", salienta o parlamentar.
A criação dessa escola técnica de dragagem, acredita Marquezelli, dará oportunidade para milhares de jovens atuarem numa área carente de bons profissionais. Além disso, acrescenta, deve-se prestigiar as empresas nacionais, forjando novos quadros e gerando oportunidades de empregos aqui no Brasil e não na Europa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6359/2005

Íntegra da proposta