Segurança

Comissão rejeita permissão para PMs e bombeiros da reserva atuarem nas ruas do Distrito Federal

20/09/2021 - 16:17  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Esclarecimentos sobre a Nota Oficial, assinada pelo Ministro e pelos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Dep. Arlindo ChinagliaPT - SP
Chinaglia: solução paliativa pode acarretar mais ônus que bônus

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 5387/20, do Senado, que permite o retorno de policiais e bombeiros militares da reserva no Distrito Federal às atividades-fim, como patrulhamento, combate a incêndios e enfrentamento da Covid-19.

Após os debates no colegiado, foi aprovado o parecer vencedor elaborado pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). “Apesar da louvável intenção [do projeto], as duas corporações avaliam que a solução paliativa poderá acarretar, a médio e longo prazos, mais ônus do que bônus”, disse Chinaglia, ao recomendar a rejeição.

O relator citou nota técnica em que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal alertou para as atividades-fim desses profissionais. “São desgastantes, perigosas, muitas vezes insalubres e exercidas em condições extremas”, explicou o texto.

Por fim, Chinaglia observou que a designação dos integrantes da reserva dessas duas corporações é tratada em legislação específica, cabe aos respectivos comandantes e refere-se à competência ao Poder Executivo do Distrito Federal, pois está relacionada ao funcionamento de órgãos da administração pública.

Segundo o projeto, a atuação dos militares será feita por meio da prestação de tarefa por tempo certo, prevista na Lei 8.237/91. Essa regra foi estendida ao Distrito Federal pela Lei 12.086/09, que trata localmente desses profissionais. Atualmente, quem está na reserva só poderá desempenhar atividades administrativas.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta