Segurança

Comissão debate criação do Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança

21/09/2021 - 08:40  

Fotos Públicas
Guarda Municipal de Curitiba estende patrulhamento em ciclovias a pedido dos conselhos comunitários de segurança pública

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (21) para debater a criação do Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança, a ser celebrado anualmente em 30 de agosto.

A data foi sugerida por ter sido em 30 de agosto a apresentação do relatório final da primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), com um conjunto de 10 princípios e 40 diretrizes para a construção de uma política de segurança pública nacional.

O debate será realizado no plenário 14, às 16 horas.

O pedido para realização da audiência pública foi apresentado pelos deputados Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), Paula Belmonte (Cidadania-DF) e General Peternelli (PSL-SP). Eles consideram os conselhos comunitários de segurança pública exemplo de integração Estado e sociedade.

"Propicia, decerto, a promoção do desenvolvimento local, além do apontamento de boas práticas geradas pela participação, do resgate de garantias e direitos fundamentais da pessoa humana e da oportunidade de expressão e participação local, já que o cidadão deixa de ser mero espectador e passa a ser um agente ativo com vontades legítimas", afirmam os deputados.

Foram convidados para o debate presidentes de federações estaduais de Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

Confira a lista completa de convidados.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.