Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta institui política nacional de qualificação técnica profissional

Política é destinada a jovens de 15 a 29 anos de famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico

05/10/2021 - 09:53  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO)
Para Gaguim, medida contribuirá para redução da pobreza

O Projeto de Lei 2167/21 institui a Política Nacional de Qualificação e Formação Técnica Profissional, destinada a jovens de 15 a 29 anos de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Formações e cursos serão oferecidos de forma presencial ou virtual. Pelo texto, os objetivos da política serão promover oportunidades contínuas de formação inicial e continuada; promover a formação técnica e profissional, em nível médio; e estimular parcerias entre instituições de ensino e setor produtivo.

“Embora o Brasil tenha apresentado avanços na redução da pobreza por meio de programas de transferência de renda, precisamos avançar”, afirmou o autor da proposta, deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO). “O melhor caminho é um programa de qualificação e formação profissional”, avaliou o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta