Educação, cultura e esportes

Comissão aprova prazo de 60 dias para análise de projetos que buscam recursos do Fundo Nacional da Cultura

Prazo poderá prorrogado, por igual período, mediante justificativa circunstanciada; texto altera a Lei Rouanet

25/08/2021 - 16:53  

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Deliberação de Requerimentos. Dep. Alexandre Padilha(PT - SP)
Padilha excluiu do texto a aprovação automática de projetos não examinados

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou proposta que fixa prazo de 60 dias para que a Secretaria Especial da Cultura decida sobre projetos culturais candidatos a receber recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC). O texto acrescenta a regra na Lei Rouanet. O FNC é um dos mecanismos de financiamento de projetos culturais criados pela lei.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ao Projeto de Lei 4881/20, do deputado Geninho Zuliani (DEM-SP). Pelo texto, o prazo de 60 dias poderá prorrogado, por igual período, mediante justificativa circunstanciada. “É uma previsão que parece razoável, pois promove a celeridade na apreciação dos projetos culturais apoiados pelo FNC”, disse o relator.

Divulgação
Padilha excluiu o dispositivo que previa que os projetos não analisados no prazo seriam automaticamente aprovados. “Não é cabível essa previsão, pois um projeto que seja inadequado formalmente às exigências legais e normativas seria automaticamente aprovado, podendo ensejar prejuízo ao erário”, argumentou.

A redação aprovada prevê a divulgação, na internet, das informações sobre a ordem cronológica de entrada dos projetos, com identificação dos números, datas de tramitação completas, proponentes, nomes dos produtos culturais e os respectivos valores, incluindo totalizações anuais dos recursos a serem disponibilizados.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4881/2020

Íntegra da proposta