Política e Administração Pública

Advogado de Flordelis diz que deputada é vítima de perseguição; acompanhe

11/08/2021 - 16:05  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara quase vazio com um telão ao fundo por meio do qual os deputados participam remotamente das votações
Plenário realiza sesão remota para julgar Flordelis

O advogado Rodrigo Faucz, que integra a equipe da defesa da deputada Flordelis (PSD-RJ),  afirmou no Plenário da Câmara dos Deputados que a deputada é vítima de perseguição. “A história da Flordelis foi massacrada e reconstruída pelo prisma daqueles que são seus inimigos, com acusações levianas de adversários políticos e religiosos”, disse.

A Câmara analisa neste momento o processo movido pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra a deputada, que é acusada de mandar matar o marido, pastor Anderson do Carmo.

Assista ao vivo

Para Faucz, a deputada também é alvo de discriminação racial e social. “O caso aqui hoje é uma mistura de perversidade histórica do nosso sistema, temperado com misoginia e machismo estrutural. A presunção de inocência deve ser para todos”, afirmou.

Ele destacou ainda que a presunção de inocência deve ser preservada pelo Plenário. Segundo ele, a carta em que a deputada teria pedido que o filho Lucas assumisse a autoria da morte do Pastor Anderson do Carmo não existe. “É uma carta que a acusação dá um valor no processo, uma importância, mas ela não existe. A acusação diz que ela foi destruída, mas ela não existe”, disse.

Faucz também negou que a deputada tenha abusado de suas prerrogativas parlamentares. “Ela rejeitou todos os privilégios, visitou os filhos em presídios e sequer permitiu que fosse passada na frente de outras mães e outros parentes.”

Ele disse ainda que a defesa não pode adiantar os argumentos a serem usados no julgamento criminal para não prejudicar a defesa de Flordelis no Tribunal do Júri. “Estão acreditando numa versão baseada em uma parcela irresponsável da mídia, que usou expressões absurdas para que os futuros jurados julguem com preconcepções”, acusou.

Tribunal do Júri
O advogado Jader Marques afirmou ter certeza de que Flordelis será inocentada pelo Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. “Se cassarem Flordelis, estarão fazendo uma injustiça com uma pessoa que será inocentada”, disse. Afirmou ainda que a deputada era vítima de violência psicológica promovida pelo pastor Anderson do Carmo. “Era um estuprador, abusador de criança, isso será provado”, acusou.

Marques sugeriu a aprovação de uma emenda diminuindo a punição para seis meses de suspensão do mandato, tempo necessário para que o caso seja avaliado pelo Tribunal do Júri.

Entenda o caso
Flordelis é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói (RJ).

Por 16 votos a um, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar recomendou a perda do mandato no começo de junho, segundo parecer do deputado Alexandre Leite (DEM-SP).

Para cassar o mandato, são necessários os votos de pelo menos 257 deputados (maioria absoluta) em votação aberta e nominal.

Mais informações a seguir

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.