Saúde

Comissão aprova projeto que prevê vacinação durante fins de semana

Proposta teve tramitação em regime de urgência aprovada pelo Plenário

10/08/2021 - 15:50  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Pedro WestphalenPP - RS
Pedro Westphalen: objetivo é facilitar o acesso ao imunizante

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna obrigatória a vacinação diária, inclusive aos finais de semana e feriados, como medida excepcional em caso de surtos, epidemias ou pandemias até o atingimento de metas do plano de imunização.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), ao Projeto de Lei 1136/21, do Senado, e quatro apensados. Ele determinou o respeito às prioridades para atendimento ao público e aos direitos dos trabalhadores envolvidos na vacinação.

“Qualquer iniciativa que facilite o acesso da população aos vários imunizantes disponíveis deve ser acolhida”, afirmou Pedro Westphalen. O relator observou, no entanto, que nem todos os municípios brasileiros poderão manter unidade de saúde em funcionamento contínuo, e lei federal não pode tratar desse tema.

A proposta insere dispositivos na Lei do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O texto também altera a Lei 14.124/21, estabelecendo essas mesmas regras para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que está atualmente em curso no âmbito do PNI.

A vacinação diária só poderá ser interrompida quando houver falta de estoque de vacinas; nos casos em que for necessária a reserva de eventual segunda dose destinada a determinados grupos; e quando for demonstrada e justificada a inviabilidade técnica ou operacional pela autoridade local da área de saúde.

Segundo o autor da proposta, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), as medidas permitirão a redução de filas, de aglomerações e do tempo de espera para a vacinação contra a Covid-19.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário, onde tramita em regime de urgência.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta