Direitos Humanos

Deputadas promovem painel de debates sobre violência contra a mulher na pandemia

06/08/2021 - 09:10  

Depositphotos
Segurança - violência doméstica - violência contra a mulher - mulheres - Lei Maria da Penha
Em 2020, ao menos 17 milhões de brasileiras (24,4%) sofreram algum tipo de violência

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, promove nesta sexta-feira (6), às 15 horas, um painel de debates sobre o tema “Aumento da violência contra a mulher durante a pandemia”. O painel integra a programação de atividades do “Agosto Lilás”, mês de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres.

Assista no YouTube.

Neste mês de agosto, também são celebrados os 15 anos da Lei Maria da Penha, considerada legislação de referência mundial no combate à violência contra a mulher. Segundo a procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), ainda que a lei seja considerada uma das mais eficientes, há muito o que avançar para alcançar sua efetividade em todo o País. “Infelizmente, os indicadores apontam para uma triste realidade de quem todos os dias enfrenta o assédio, a ameaça e até mesmo a morte, pelo simples fato de ser mulher”, afirmou a deputada.

Agressões
Em 2020, a cada minuto, oito mulheres foram agredidas. Pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que ao menos 17 milhões de brasileiras (24,4%) sofreram algum tipo de violência ou agressão durante a pandemia de Covid-19.

O percentual de mulheres agredidas no ano passado indica que uma a cada quatro mulheres com idade acima de 16 anos foi atacada fisicamente, psicologicamente ou sexualmente no primeiro ano da crise sanitária. “A situação se agravou pela dificuldade de denúncias presenciais, o que impacta também nos registros e notificações de ocorrências”, disse Tereza Nelma.

O evento
Para este o debate foram convidadas a secretária nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto; Amanda Kamanchek, do Think Olga, organização não-governamental de inovação social com foco em criar impacto positivo na vida das mulheres do Brasil e do mundo; e Samira Bueno, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O painel de debates terá mediação da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), 1ª coordenadora adjunta da bancada feminina.

O debate será transmitido pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube e terá transmissão interativa pelo e-Democracia.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.