Saúde

Audiência discute adoção de terapia comunitária integrativa no enfrentamento da pandemia

10/08/2021 - 08:08  

Marcelo Seabra/Agência Pará
Duas mulheres se abraçam com uma proteção plástica entre elas. Ambas usam máscaras, luvas, toucas e roupa de proteção
Mulheres se abraçam protegidas por plástico, cuidados envolvem o sofrimento mental

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (10) a importância da terapia comunitária integrativa na saúde mental no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Assista no YouTube.

O deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), que pediu a realização do debate, lembra que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) emitiu recomendação para garantir as condições sanitárias e de proteção social e enfrentar a pandemia, mas nem todos os gestores acataram as recomendações e as mortes por Covid-19 ultrapassam 550 mil.

Monteiro afirma que é necessário construir caminhos para enfrentar a pandemia e seus impactos na saúde mental e física. “É nesse cenário que a terapia comunitária integrativa, até então realizada presencialmente, se renova e se reinventa.”

O deputado explica que o movimento que deu origem à terapia comunitária integrativa teve início em 1987, na Comunidade Quatro Varas, em Fortaleza (CE). O tratamento busca construir redes sociais solidárias e mobilizar recursos e competências das comunidades.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o criador da terapia comunitária integrativa, Adalberto Barreto;
- a terapeuta comunitária Doralice Oliveira Gomes; e
- a vice-presidente da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom), Milene Zanoni.

A audiência será realizada a partir das 14 horas em local a definir. O debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal e-Democracia, e os interessados poderão enviar perguntas, críticas e sugestões.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.