Política e Administração Pública

Canceladas reuniões para análise do relatório sobre mudanças nas regras eleitorais

05/08/2021 - 19:45  

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Eleições - eleição - eleitores - colégio eleitoral - urnas - urna - eleitor - Eleitores de Valparaíso, Goiás, vão ás urnas para as eleições municipais 2020.
Proposta pode mudar regras para as próximas eleições

Foram canceladas as três reuniões, previstas para esta sexta-feira, da comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 125/11. Os deputados continuariam a discussão do parecer da deputada Renata Abreu (Pode-SP). Ainda não foi marcada nova data para a reunião.

A proposta original, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), trata apenas do adiamento das eleições em datas próximas a feriados, item que foi mantido no texto, mas a relatora aproveitou a PEC para propor novas regras já a partir das próximas eleições.

O relatório, apresentado no mês passado, prevê a adoção do sistema eleitoral majoritário na escolha dos cargos de deputados federais e estaduais em 2022. É o chamado “distritão puro”, no qual são eleitos os mais votados, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como acontece no atual sistema proporcional.

Pela proposta, o "distritão" será uma transição para o sistema distrital misto, a ser adotado nas eleições seguintes para Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais. O distritão é o ponto mais polêmico do parecer.

Ontem a comissão tentou votar o parecer, mas a reunião começou com obstrução de partidos contrários ao tema e muito bate-boca. Diante do impasse, a votação foi adiada para esta quinta e depois para sexta-feira.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.