Política e Administração Pública

Comissão determina arquivamento de proposta sobre taxa de inscrição em escolas federais

Proposta fere leis orçamentárias e a Lei de Responsabilidade Fiscal

12/07/2021 - 17:25  

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados determinou na quarta-feira (7) o arquivamento do Projeto de Lei 7054/17, que estabelecia isenção de taxa de inscrição para determinados estudantes em processos seletivos de instituições federais de ensino profissional e de educação básica.

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Felipe Rigoni(PSB - ES)
Rigoni: texto prevê renúncia de receitas e não oferece medidas compensatórias

Segundo o relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), há incompatibilidade e inadequação orçamentária e financeira, pois o texto prevê renúncia de receitas e não oferece medidas compensatórias, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal. Cabe recurso da decisão da comissão ao Plenário da Câmara.

O projeto de lei, do deputado Fabio Mitidieri (PSD-SE), alterava a Lei 12.799/13. Atualmente, essa norma já permite que as universidades federais adotem critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

A isenção total é garantida a quem comprovar, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7054/2017

Íntegra da proposta