Saúde

Regulamentação da telemedicina é tema de audiência na Câmara; acompanhe

15/07/2021 - 10:10  

Iano Andrade / CNI
Saúde - médicos - telemedicina - teleconsulta - A médica do ambulatório da CNI, Alice Pimentel, realizando teleconsulta
Telemedicina foi autorizada temporariamente no Brasil durante a pandemia

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (15) sobre o Projeto de Lei 1998/20, que regulamenta a telemedicina no Brasil.

Assista no Youtube.

Conforme a proposta, o Conselho Federal de Medicina poderá regulamentar os procedimentos mínimos para a prática, e a telemedicina deverá ser realizada por livre decisão do paciente, ou do representante legal, e sob responsabilidade profissional do médico, respeitado o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados.

O debate foi proposto pelo deputado Odorico Monteiro (PSB-CE). Como o projeto está em análise na comissão, o deputado considera importante uma discussão ampla sobre o tema.

Foram convidados para discutir o assunto:
- o cardiologista Jamil Cade, idealizador do aplicativo Telecovid;
- o representante da MV Hospitalar Paulo Magnus; e
- Jihan Zoghbi, Nazareth Ribeiro e Paula Mateus.

A audiência será realizada a partir das 10 horas, no plenário 8, e poderá ser acompanhada de forma interativa pelo e-Democracia.

Regulamentação temporária
A telemedicina foi autorizada temporariamente no Brasil desde abril do ano passado por meio da Lei 13.989/20, mas apenas durante a pandemia de Covid-19.

Para a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) , uma das autoras do projeto, a pandemia de Covid-19 revelou que o tema é fundamental.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.