Educação, cultura e esportes

Comissão cancela debate sobre orçamento da Educação

08/06/2021 - 10:51  

Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba-MG
Facahada de uma escola pública. Um muro branco com portões amarelos
Deputado afirma que alunos foram prejudicados por falta de ações para garantir o ensino a distância

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação cancelou a audiência pública que realizaria nesta quarta-feira (9) para discutir o orçamento da pasta.

O debate foi proposto pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), e apoiado pelo deputado Professor Israel Batista (PV-DF).

"O orçamento destinado à pasta da Educação sofre constantemente inúmeros cortes e limitações que impactam diretamente a efetivação e continuidade das políticas educacionais", critica Bismarck.

Segundo ele, a comissão identificou que, no ano de 2020, quase todas as ações orçamentárias da educação básica tiveram redução do orçamento autorizado e empenhado. "Além disso, o Ministério da Educação foi o mais afetado quando da sanção do orçamento de 2021 – que já não contava com dotações expressivas para a pasta – sofrendo veto de R$ 2,7 bilhões, enquanto áreas não prioritárias tiverem alta em seus valores autorizados", afirma o deputado, lembrando que a educação no Brasil foi muito prejudicada pela pandemia de Covid-19 por causa do fechamento das escolas e da falta de medidas que garantissem o acesso e a conectividade aos alunos.

A comissão externa ainda não marcou nova data para debater o assunto.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.