Política e Administração Pública

Conselho de Ética cancela audiência com testemunhas dos deputados Boca Aberta e Daniel Silveira

20/05/2021 - 07:43   •   Atualizado em 20/05/2021 - 14:55

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Reunião de oitivas. Testemunha, Hebert Cohn
Herbert Cohn já foi ouvido pelo Conselho em outro processo contra Silveira

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados cancelou reunião prevista para a tarde desta quinta-feira (20) para ouvir testemunhas dos deputados Boca Aberta (Pros-PR)e Daniel Silveira (PSL-RJ).

Ainda não foi marcada uma nova data.

Daniel Silveira responde a processo (REP 8/21) aberto a partir de representação da Rede, Psol e PSB, que o acusam de quebra de decoro parlamentar por incitação ao ódio contra manifestantes e discurso antidemocrático contra as instituições da República.

Silveira indicou como testemunhas Alexandre Zanatta Braga, Hebert Cohn, Hugo Fizler C. Neto e João Daniel Silva, já ouvidos em outros dos demais oito processos a que responde no Conselho de Ética. A relatora é a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).

Boca Aberta
Já o deputado Boca Aberta responde a processo (REP 2/19 e REP 3/19) aberto a pedido do Partido Progressistas (PP) por uma agressão contra o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) e pela invasão de uma unidade de pronto-atendimento (UPA) na região metropolitana de Londrina (PR).

Em dezembro de 2019, o Conselho aprovou a pena de suspensão do mandato por seis meses, por dez votos a um, mas Boca Aberta recorreu, alegando que testemunhas não tinham sido ouvidas pelo relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP). O recurso foi aceito em março pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Nesta quinta-feira, serão ouvidas as testemunhas solicitadas pelo parlamentar: Alecsandro Félix da Silva, Ary Antunes Júnior, Marcelo da  Silva Belchior e Marlos Wilton de Andradade.

Da Redação - CL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.