Direitos Humanos

Grupo de trabalho vai estudar fortalecimento de instituições para idosos

18/05/2021 - 08:07  

Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas-RS
Idosa caminha num pátio com ajuda de um andador
Grupo deve mapear as instituições existentes

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados instala, nesta terça-feira (18), um grupo de trabalho sobre instituições de longa permanência para idosos. A reunião está marcada para as 14 horas, na sala 154 da ala B, no anexo 2 da Câmara.

A criação do colegiado foi proposta pelas deputadas do PSDB Tereza Nelma (AL) e Geovania de Sá (SC).

Segundo Nelma, o País não conhece onde estão essas instituições, nem "quantas são, de quem cuidam e como cuidam". Ela reclama ainda que "falta um consenso quanto a definição, aos serviços e à atuação das políticas públicas nestes locais".

Tereza Nelma acrescenta que essas instituições precisam de políticas públicas mais efetivas, como financiamento; equipes multiprofissionais, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS); um cadastro nacional amplo e regionalizado; e uma central de vagas.

"O importante serviço social realizado por estas instituições, muitas vezes em substituição aos serviços que deveriam ser prestados pelo Estado, demanda o aprofundamento do tema nesssa Casa", afirmou a deputada ao pedir a criação do grupo de trabalho.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.