Comissão debate prorrogação de pedágios em estradas do Rio Grande do Sul; acompanhe
17/05/2021 - 08:26

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta segunda-feira (17) sobre a prorrogação dos pedágios nas BRs 116 e 392, no Rio Grande do Sul.
O pedido para realização da audiência pública é do deputado Afonso Hamm (PP-RS). Ele quer reunir autoridades do setor e representantes das concessionárias que exploram as duas BRs para obter esclarecimentos sobre as obras de duplicação dessas vias. A preocupação de Hamm é não penalizar os usuários "que por elas trafegam com preços de pedágios abusivos".
De acordo com o deputado, os custo do pedágio na região para um caminhão com carga total pode chegar a R$ 592,20. "O que reduz a competitividade de nossas exportações, o transporte da matéria prima e impacta de forma significativa na vida dos usuários da estrada. Vivemos um novo momento, com uma profunda crise econômica, tendo em vista a pandemia, por isso não aceitaremos qualquer medida que traga ainda mais dificuldades aos transportadores, empresas, empreendedores e turistas", destacou.
Foram convidados para a audiência:
- o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas;
- o superintendente de infraestrutura rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), André Luis Macagan Freire;
- o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)/RS, Delmar Pellegrini Filho;
- o diretor superintendente da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul), Fabiano Martins Medeiros;
- o prefeito de Canguçu e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Vinícius Pegoraro;
- o deputado estadual Marcus Vinícius Almeida (PP-RS);
- o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul), Afrânio Kieling; e
- o diretor-presidente da Tecon Rio Grande e Coordenador do Movimento Aliança Rio Grande, Paulo Bertinett.
O debate ocorre no plenário 11, às 10 horas, com transmissão interativa.
Da Redação - GM