Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão instala subcomissão para acompanhar assistência social

Deputados querem fortalecer a coordenação e a governança da rede socioassistencial, que inclui mais de 30 mil unidades no Brasil

05/05/2021 - 08:15  

João Viana/Prefeitura de Manaus
Três crianças e uma mulher estão sentadas na rua. Elas cobrem o rosto com pedaços de papelão
Rede socioassistencial amparou os vulneráveis durante a pandemia

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados instala nesta quarta-feira (5), às 14 horas, a Subcomissão Permanente da Assistência Social. A reunião será realizada pela plataforma virtual Zoom.

A criação do colegiado foi proposta pela deputada Flávia Morais (PDT-GO). Ela ressalta que o Sistema Único de Assistência Social (Suas), criado em 2004, é um pilar central de proteção social na conjuntura atual, ao lado do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Nas últimas décadas, houve um processo importante de construção de capacidade para formular e implementar ações na política de assistência, com destaque à disseminação de uma rede de equipamentos públicos com grande capilaridade nos municípios brasileiros", afirma a parlamentar.

De acordo com dados do Censo Suas, em 2019 havia 8.360 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que atendem famílias em situação vulnerabilidade; 2.664 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem indivíduos e famílias em situação de violência ou com direitos violados; e 228 Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP); além de 20.369 entidades sem fins lucrativos inscritas nos conselhos municipais de assistência social.

"Face à pandemia da Covid-19, as provisões da política de assistência social se mostram essenciais", afirma Flávia Morais. ressaltando que é necessário fortalecer a coordenação e a governança dessa rede socioassistencial. "O enfrentamento da crise atual é uma excelente oportunidade para consolidar e ampliar estruturas de proteção social que vêm instituídas desde a Constituição de 1988."

O novo colegiado vai acompanhar a tramitação de propostas sobre assistência social em análise na Comissão de Seguridade Social.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, cada comissão permanente pode ter até três subcomissões permanentes e três subcomissões especiais funcionando ao mesmo tempo.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.