Direito e Justiça

Comissão sobre novo Código de Processo Penal realiza duas reuniões nesta sexta-feira; acompanhe

30/04/2021 - 08:23  

Depositphotos
Uma balança, representando a justiça, está em cima da mesa de um juiz num tribunal vazio
O atual Código de Processo Penal foi elaborado em 1941

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a atualização do Código de Processo Penal promove duas audiências públicas nesta sexta-feira (30). A primeira, às 9h30, no plenário 2, será sobre investigação criminal, que está a cargo do relator-parcial deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT).

Assista no YouTube

A outra, às 13 horas, no mesmo plenário, será sobre "sujeitos do processo e audiência de custódia", tema do relator-parcial deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM).

Assista no YouTube

O parecer
O parecer do relator, deputado João Campos (Republicanos-GO), apresentado no último dia 13, estabelece prazo de cinco anos para a efetivação da figura do juiz das garantias, que deverá ser o responsável apenas pela supervisão da investigação criminal, sem qualquer participação no julgamento da ação.

O relator lembrou que a criação do juiz das garantias foi aprovada juntamente com o chamado pacote anticrime, em 2019, mas acabou suspensa por determinação do ministro e atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

O parecer de Campos tem 247 páginas e incorpora a análise de cerca de 30 propostas apensadas recentemente ao projeto de lei original (PL 8045/10), que veio do Senado em 2010. No total, são 364 apensados.

Saiba mais sobre o relatório

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.