Saúde

Projeto cria abono anual para profissionais de saúde que estão na linha de frente

14/04/2021 - 16:28  

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Capitão Alberto Neto participa de reunião de comissão
Capitão Alberto Neto quer recompensar o sacrifício desses profissionais

O Projeto de Lei 161/21 estabelece o pagamento de abono anual a profissionais de saúde que comprovem efetivo exercício no atendimento à população. Os valores pagos não poderão ser incorporados ao salário e serão pagos no fim do ano.

Os recursos para o abono serão custeados pelo Fundo Nacional dos Profissionais de Saúde, que será composto de 5% dos recursos arrecadados pela loteria federal. A gestão e forma de funcionamento do fundo serão definidos em regulamento, caso o projeto seja aprovado.

Autor da proposta, o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) argumentou que a pandemia de Covid-19 tornou evidente a necessidade de valorização dos profissionais de saúde. “A instituição de um abono anual financiado por um fundo especialmente criado para esse fim é o mínimo que podemos fazer para retribuir o sacrifício dessas pessoas”, justificou.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta