Direitos Humanos

Comissão debaterá criação do Dia Nacional de Combate ao Ageísmo

Ageísmo é o preconceito contra pessoas idosas

31/03/2021 - 11:25  

Arquivo/Agência Brasília
Idosos em asilo
Pesquisa do IBGE mostra que em 40 anos a população idosa vai triplicar no Brasil

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa realiza, na próxima segunda-feira (5), uma audiência pública para discutir a instituição do Dia Nacional de Combate ao Ageísmo, o preconceito contra pessoas idosas.

O debate foi solicitado pelo deputado Denis Bezerra (PSB-CE). Ele destaca que pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em 40 anos a população idosa vai triplicar no Brasil, passando de 19,6 milhões (10% do total), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas em 2050 (29,3%).

"Tal cenário, portanto, mostra que se torna importante o debate a respeito do ageísmo, forma ainda pouco discutida de preconceito, baseado na idade,
ocasionando a discriminação contra a pessoa idosa e contribuindo para a sua marginalização e eventual exclusão social", disse Bezerra.

O parlamentar fala ainda que, de acordo com a Organização Mundial da
Saúde (OMS), o ageísmo é o preconceito mais “normalizado” no mundo.

"Neste sentido, é essencial a instituição de uma data que fomente o debate acerca de uma temática pouco discutida, mas que merece atenção em virtude do envelhecimento populacional ser um fenômeno global", concluiu o parlamentar.

A audiência está marcada para as 9 horas, no plenário 12. O público poderá acompanhar a discussão por meio do portal e-Democracia.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.