Seminário discutirá odontologia do trabalho

10/10/2005 - 21:02  

A Câmara promove amanhã o Seminário Nacional de Odontologia do Trabalho. Um dos objetivos do encontro é discutir a inserção da Odontologia na Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.
O deputado Vanderlei Assis (PP-SP) será um dos palestrantes. O parlamentar apresentou à Câmara um projeto de lei (PL 3520/04) que obriga as empresas a manterem serviços em odontologia do trabalho. O projeto também inclui os exames odontológicos entre as obrigações do empregador na área de saúde, previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5452/43).
Segundo o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas, José Carrijo Brom, responsável pela organização do seminário, a presença da odontologia no trabalho é mais uma forma de universalizar o serviço à população. "A última pesquisa feita pelo governo federal - o levantamento epidemiológico denominado SB Brasil - mostra que a situação bucal da população brasileira ainda é muito preocupante. A odontologia do trabalho é uma forma de ajudar a reverter isso em relação à classe trabalhadora", disse.

Emprego
De acordo com o deputado Vanderlei Assis, o PL 3520/04 vai gerar novas oportunidades de trabalho para jovens dentistas do País. Todos, disse, sairão ganhando com a nova lei. "Em primeiro lugar, o empresário não teria dor de cabeça de ver o empregado dele afastado do emprego por um problema que podia ter sido detectado antes e não foi", argumentou Assis. "É bom também para o trabalhador, que vai saber de suas condições de forma mais rigorosa também. Ganha ainda o Estado, porque o trabalhador não vai ficar daqui a um tempo às custas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)."

Substitutivo
O projeto de Assis já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. O relator, deputado Carlos Mota (PSB-MG), apresentou um substitutivo ao texto que amplia de 180 para 360 dias o prazo para que as empresas comecem a cumprir a lei. O novo texto fixa ainda o prazo de cinco anos para que todos os serviços sejam coordenados por especialistas da nova área.

O seminário tem início previsto para as 8h30, no auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Simone Salles
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3520/2004

Íntegra da proposta