Educação, cultura e esportes

Proposta inclui ensino sobre técnicas agropecuárias entre temas da educação

Pela proposta, deverão ser abordados conteúdos relativos ao cultivo de plantas, criação de animais, boas práticas agrícolas, fases da produção agropecuária, entre outros

22/03/2021 - 13:43  

O Projeto de Lei 716/21 inclui o ensino sobre técnicas agropecuárias entre os temas transversais da educação básica. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto é do deputado Marcelo Brum (PSL-RS) e altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB).

Dep. Marcelo Brum
Marcelo Brum: O ensino de técnicas agropecuárias é importante “por tratar de princípios básicos para a sobrevivência de todos os seres humanos”

Pelo texto, deverão ser abordados conteúdos relativos ao cultivo de plantas, criação de animais para a alimentação e fornecimento de matérias-primas, boas práticas agrícolas, técnicas conservacionistas, fases da produção agropecuária e agronegócio, entre outros.

Brum afirma que a urbanização distanciou a população da vida no campo, apesar de o Brasil ainda manter-se um “país essencialmente agrícola”. Esse distanciamento, segundo ele, moldou uma visão incompleta da realidade vivida no meio rural.

“É de fundamental importância a previsão, no currículo da educação básica, do ensino de técnicas agropecuárias. Não apenas por seu papel crucial na vida econômica e industrial do País, mas por tratar de princípios básicos para a sobrevivência de todos os seres humanos”, disse.

Temas transversais
Temas transversais são assuntos que não estão relacionados a uma disciplina específica mas contribuem para a formação do aluno. Inclui abordagens sobre saúde, trabalho, ética e pluralidade, entre outras. As escolas têm autonomia para decidir sobre os temas que vai trabalhar.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta