Economia

Projeto pede suspensão de regras sobre aplicação de medidas antidumping no Brasil

Deputado critica norma que ampliou os poderes da Câmara de Comércio Exterior e a autorizou a suspender medidas antidumping “em razão de interesse público”

10/02/2021 - 12:49   •   Atualizado em 11/02/2021 - 11:50

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Afonso Motta discursa no Plenário da Câmara
Motta: possibilidade de não aplicar medidas antidumping com a justificativa de “interesse público” não tem respaldo legal

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 575/20 suspende dois atos normativos do governo federal que tratam dos procedimentos administrativos para investigação e aplicação de medidas contra o dumping, prática de vender um produto por preço abaixo do custo de produção, com o objetivo de eliminar a concorrência. O dumping ocorre principalmente na exportação de produtos com preço menor do que o praticado no mercado interno.

O dumping é condenado pela legislação brasileira, que segue a recomendação da Organização Mundial do Comércio (OMC). As duas normas tratadas no projeto são a Portaria 13/20, do Ministério da Economia, e quatro artigos do Decreto 8.058/13, que regulamentou a implementação, no Brasil, do Acordo Antidumping da OMC.

A proposta de suspensão dos atos do governo foi apresentada pelo deputado Afonso Motta (PDT-RS), com apoio de outros parlamentares.

Sem respaldo legal
Entre outros pontos, o deputado alega que os atos ampliaram “ilegalmente” os poderes da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que foi autorizada a suspender ou reduzir a aplicação de medidas antidumping “em razão de interesse público”, mesmo quando houver elementos técnicos que as justifiquem. A Camex é um órgão do Ministério da Economia que coordena a política de comércio exterior do Brasil.

Para o deputado, a possibilidade de não aplicar medidas antidumping com a justificativa de “interesse público” não encontra respaldo na legislação.

“O Congresso Nacional atribuiu ao Poder Executivo o dever de defender a indústria doméstica de práticas desleais de comércio”, disse. “Por conseguinte, e por óbvio, a política de defesa comercial já é institucionalmente imbuída do interesse público, não cabendo a possibilidade de não aplicar medidas com base nessa justificativa.”

Ele também critica o fato de o decreto permitir a suspensão de medidas antidumping por dois anos, regra que não tem previsão legal e nem está presente no Acordo Antidumping da OMC, que o Brasil assinou.

Tramitação
O projeto será analisado inicialmente nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Reportagem – Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta