Comissão rejeita advertência em embalagem de creme dental

16/09/2005 - 09:14  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou o Projeto de Lei 4823/05, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que obriga os fabricantes de cremes dentais a colocar nas embalagens dos produtos, além de orientações sobre como escovar os dentes, advertências relacionadas ao risco de ingestão do produto por crianças.
O relator do projeto, deputado Sérgio Caiado (PP-GO), considerou essa iniciativa desnecessária, ao lembrar que já estão em vigor no País normas similares. Entre elas, a Resolução 79/00, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que obriga os fabricantes, dependendo da substância contida nos cremes dentais, a inscrever no rótulo do produto: "Não se recomenda o uso freqüente em crianças". Essa regra vale, por exemplo, para os cremes dentais que contêm acetato de estrôncio hemihidratado.

Campanha educativa
Para Sérgio Caiado, a obrigatoriedade em vigor já é suficiente para alertar os pais a respeito dos perigos aos quais as crianças de pouca idade estão sujeitas ao manipular cremes dentais sem o acompanhamento de adultos. Caiado afirma que somente a advertência não induzirá à mudança no comportamento dos consumidores. "Para tanto, são necessárias campanhas informativas que produzirão efeitos mais contundentes sobre a saúde bucal da população", completa o relator.
Pela proposta, as embalagens deverão conter a seguinte advertência: "Mantenha fora do alcance das crianças. Crianças menores de 6 anos devem estar acompanhadas de adulto e usar uma pequena quantidade de creme dental. Não ingerir".

Tramitação
O projeto ainda será avaliado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado em uma dessas comissões, o texto será encaminhado para o plenário.

Da Redação/SC

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4823/2005

Íntegra da proposta