Política e Administração Pública

Deputado Marcel van Hattem lança candidatura à presidência da Câmara

14/01/2021 - 17:38  

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) lançou, nesta quinta-feira (14), sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. A eleição para definir o comando da Casa no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Além das reformas econômicas, van Hattem afirmou que entre suas principais pautas estão o projeto que autoriza a prisão após decisão de segunda instância e o texto que acaba com o foro privilegiado.

"Temos a convicção que o Brasil merece mais. É por isso que nós estamos decididos a enfrentar esse grande, enorme, honroso desafio de uma candidatura à presidência numa eleição onde o que mais conta é a convicção de cada um dos parlamentares", disse o deputado.

De acordo com van Hattem, sua candidatura representa uma terceira via na disputa pelo comando da Casa. Para ele, há espaço entre as bancadas para ganhar votos entre os parlamentares. Ele ressaltou que o partido está empenhado em construir pontes e melhorar a reputação da Câmara junto à sociedade. "Viemos para mudar a política e não para sermos mudarmos por ela", defendeu.

O líder do Novo, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), afirmou que o partido elaborou um manifesto com cinco pontos: a reforma do regimento interno da Câmara; uma reforma administrativa da Casa; as reformas econômicas chamadas de estruturantes (como a tributária e administrativa); a organização dos trabalhos na Câmara; e a independência do Parlamento. Ganime destacou que houve boa receptividade entre os deputados em relação ao documento e disse esperar conseguir mais apoios até a data da eleição.

Perfil
Marcel van Hattem está em seu primeiro mandato como deputado federal. Já foi vereador e deputado estadual. Van Hattem integrou a comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a CPI que investigou práticas ilícitas no BNDES. Em 2019, foi candidato à presidência da Câmara.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ana Chalub

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.