Educação, cultura e esportes

Câmara promove bate-papo sobre centenário de Clarice Lispector

O evento contará com a presença da professora Nádia Gotlib, biógrafa e estudiosa da obra de Clarice

17/12/2020 - 08:16  

Clarice Lispector
Clarice Lispector ficou conhecida pelas narrativas existencialistas; ela morreu em 1977, aos 56 anos, em decorrência de um câncer de ovário

A Câmara dos Deputados promove hoje, às 18 horas, mais uma edição do "Encontro com o Autor", que na ocasião vai celebrar o centenário de nascimento da escritora Clarice Lispector. O evento contará com a presença da professora Nádia Gotlib, biógrafa e estudiosa da obra de Clarice.

O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e pela página do Centro Cultural da Câmara no Facebook.

Serão abordados no encontro aspectos da vida e do trabalho da autora de obras intimistas e existencialistas como "Perto do coração selvagem", "A paixão segundo GH" e "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”.

A convidada
Nádia Battella Gotlib é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como docente de Literatura Portuguesa e de Literatura Brasileira na USP. Foi pesquisadora Sênior do CNPq e professora visitante de várias universidades brasileiras federais, estaduais e particulares.

No exterior, foi visiting fellow junto ao Oxford University Centre for Brazilian Studies e senior assistant membre junto ao St. Antony’s College, da Universidade de Oxford (1998). Ministrou cursos pela Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Buenos Aires e coordenou o grupo de trabalho "A Mulher na Literatura" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll).

Nádia Gotlib é especializada em escritas do eu; epistolografia, diários, escritas de memória; fronteiras dos gêneros; escritos de exílio. Publicou 11 livros, entre eles: "Teoria do conto" e "Tarsila do Amaral, a modernista". Sobre Clarice Lispector, publicou "Clarice, uma vida que se conta" e "Clarice Fotobiografia", ambos traduzidos para o espanhol na Argentina e no México.

Da Redação - MO
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.