Saúde

Projeto reforça papel do SUS em ações de saúde de caráter preventivo e precoce

Proposta obriga os ministérios da Saúde e da Educação a organizarem campanhas para fortalecer a medicina preventiva

27/11/2020 - 14:23  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão de diversos projetos. Dep. Giovani Cherini (PL - RS)
Giovani Cherini: "Direcionar esforços para a medicina preventiva, onde comprovadamente o mesmo montante de investimento dá retorno muitas vezes maior que na medicina curativa”

O Projeto de Lei 5088/20 altera a lei que criou o Dia Nacional da Saúde – celebrado em 5 de agosto – para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a reforçar medidas de incentivo ao cuidado preventivo e precoce em saúde. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto determina que a data deverá ser usada pelo poder público para divulgar e disseminar cuidados preventivos e precoces desejáveis para manter uma vida saudável, e obriga os ministérios da Saúde e da Educação a organizarem e realizarem eventos, como palestras, seminários e campanhas, e a produzirem e divulgarem, nos meios de comunicação, material educativo sobre diagnóstico e cuidados preventivos e precoces disponíveis na rede pública de saúde.

Prevenção e cura
Autor do projeto, o deputado Giovani Cherini (PL-RS) explica que o principal objetivo é ampliar o enfoque preventivo no SUS. “Um programa tão abrangente e ambicioso – maior sistema público universal e gratuito do mundo - é muito difícil de administrar e, principalmente, de financiar”, observa Cherini. “Uma saída para minorar esse problema é direcionar esforços para a medicina preventiva, onde comprovadamente o mesmo montante de investimento dá retorno muitas vezes maior que na medicina curativa”, conclui.

Atualmente, a Lei 5.352/67 já estabelece como finalidades do Dia Nacional da Saúde promover a educação sanitária da população e despertar nela a consciência para o valor da saúde.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta