Educação, cultura e esportes

Visitas virtuais vão mostrar riqueza arquitetônica e histórica do Palácio do Congresso

Obras de Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max estão no roteiro

28/10/2020 - 14:20  

 

Com as visitas presenciais suspensas desde março por causa da pandemia da Covid-19, a Câmara dos Deputados vai oferecer um novo tipo de visita às sextas-feiras. Serão passeios virtuais, por meio da plataforma Zoom.

O visitante virtual poderá percorrer, com a ajuda dos guias do programa "Visite o Congresso", os espaços da Câmara, como o Salão Nobre, o Salão Negro, o Salão Verde e o Plenário Ulysses Guimarães. A exemplo da visita presencial, o passeio virtual transmite informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio arquitetônico e artístico do Palácio do Congresso Nacional, como as obras de Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.

A diretora de coordenação da Relações Públicas da Câmara, Roberta Arcoverde, explica que, no primeiro momento, as visitas serão às sextas-feiras.

“Nesse primeiro momento nós vamos fazer como se fosse uma reunião na plataforma Zoom fazendo essa mediação. Ou seja, um guia da visitação vai, por meio da visita virtual, percorrer os espaços da Câmara dos Deputados, os espaços que já estão no roteiro da visita presencial e vai explicar, tirar dúvidas, contar curiosidades, contar casos, muitas histórias que envolvem esses espaços. Então vai ser superinteressante, muito, muito bacana mesmo.”

Após esse encontro, os guias vão poder ouvir as opiniões dos visitantes virtuais e, assim, identificar possíveis ajustes necessários para o segundo momento. Nesse caso, Roberta diz que o guia irá à Câmara para fazer uma entrada ao vivo em um espaço determinado.

Espaços novos
“Como o Salão Nobre. Vai apresentar o espaço, vai contar as curiosidades, contar o que acontece nesse local. E o que é legal nesse segundo momento é que nós vamos contemplar espaços que não estão no roteiro padrão da visita presencial por estarem muito longe, a gente não consegue deslocar os grupos até lá. Então outros espaços serão vistos pelos visitantes virtuais”, explicou.

A diretora de coordenação da Relações Públicas da Câmara disse que, em um terceiro momento, haverá uma espécie de visita presencial virtual, com o guia na Câmara percorrendo todos os espaços da visita presencial da Câmara, numa entrada ao vivo. Mas para isso é necessário a participação dos visitantes para ajudar nessa adaptação. Quem estiver interessado deve fazer a inscrição na página de eventos programados da Câmara. Os telefones de contato são (61) 3216-1803,  3216-1791 ou 3216-1777.

Após a inscrição, o interessado recebe o link da plataforma Zoom para participar da visita. As datas de visitação são às  sextas-feiras, de duas em duas semanas, a partir de 30 de outubro. Sempre às três horas da tarde, com uma hora de duração.

Visita premiada
O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional já recebeu os prêmios de “Melhor atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas” pela página de turismo Trip Expert e também o Prêmio Certificado de Excelência do TripAdvisor por 5 anos seguidos. As visitas guiadas na Câmara ocorrem há pouco mais de vinte anos.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição - Roberto Seabra

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.