Educação, cultura e esportes

Projeto inclui fortalecimento familiar e social na Lei Rouanet

Pelo texto, iniciativas beneficiadas pelo Programa de Apoio à Cultura poderão prever ações relacionadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários

19/10/2020 - 19:50  

Claudio Andrade/Câmara dos Deputados
Homenagem Ao Dia Nacional Dos Surdos. Dep. Policial Katia Sastre (PL - SP)
Katia Sastre acredita que que documentos normativos de política cultural excluem iniciativas de fortalecimento familiar

O Projeto de Lei 4779/20 permite a previsão de programas de fortalecimento de vínculos familiares e dos valores sociais em projetos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), inclusive em parceria com organizações da sociedade civil. A proposta, da deputada Policial Katia Sastre (PL-SP), tramita na Câmara dos Deputados.

O texto inclui a previsão na Lei Rouanet.

O argumento da parlamentar é que cultura é o mecanismo que informa a ação e a conduta prática de indivíduos e grupos sociais, envolvendo temáticas relacionadas aos valores sociais e aos modos de vida, respeitada a diversidade com que se apresentam.

“Não obstante, os documentos normativos de política cultural carecem de explicitude acerca dos valores sociais da promoção da família, o que exclui iniciativas de fortalecimento familiar, entre as quais o financiamento mediante incentivo fiscal”, aponta Policial Katia Sastre.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4779/2020

Íntegra da proposta