Educação, cultura e esportes

Proposta cria bônus para candidato que estudou próximo a universidade federal

Segundo o projeto, o candidato que fez o ensino médio na mesma região geográfica da universidade federal terá um bônus de 10% na nota

15/10/2020 - 10:34  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Danilo Cabral discursa no Plenário da Câmara
Cabral: só abrir cursos sem a população local ocupando essas vagas, reduz as potencialidades da interiorização do ensino superior

O Projeto de Lei 4010/20 prevê, nos processos seletivos das instituições federais de ensino superior ou tecnológico, a concessão de um bônus de 10% na nota do candidato que tenha cursado o ensino médio em escolas da mesma região geográfica.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados determina que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá usar os mesmos critérios de localização adotados conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Com o advento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o acesso ao ensino superior foi sensivelmente democratizado, todavia essa mudança também proporcionou maior elitização dos cursos mais concorridos, muitos deles ofertados em cidades do interior”, afirmou o autor, deputado Danilo Cabral (PSB-PE).

“Diante desse fenômeno, várias instituições passaram a estimular a ocupação de vagas por moradores das regiões em que são ofertados os cursos. Entretanto, essas medidas têm sido objeto de questionamento judicial”, disse o parlamentar ao defender a proposta.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4010/2020

Íntegra da proposta