Projeto desobriga quem estiver ao ar livre ou fazendo atividade física do uso de máscara para conter Covid-19
21/09/2020 - 12:58
O Projeto de Lei 4646/20 desobriga o uso de máscara fácil no período da pandemia de Covid-19 por pessoas que estejam ao ar livre ou praticando atividades físicas, mantidas as regras de distanciamento mínimo de segurança.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a máscara continuará sendo obrigatória para pessoa infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus durante o período de transmissão.
“A utilização de máscara facial por pessoas que estejam ao ar livre, praticando atividade física, quando há outra medida de segurança, como o distanciamento, capaz de evitar a propagação do vírus em ambiente aberto, não é razoável, pois o gás carbônico produzido e armazenado sob as próprias máscaras faciais pode ser prejudicial à saúde humana”, diz a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), autora da proposta.
A parlamentar acrescenta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta as pessoas a não usarem máscaras durante a realização de exercícios físicos, argumentando que o equipamento pode causar desconforto na hora de respirar. No entanto, a OMS afirma que o uso de máscaras não causa deficiência de oxigênio ou intoxicação por gás carbônico.
Para Belmonte, não é razoável exigir máscara para prática de atividade física quando é possível manter o distanciamento.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein