Educação, cultura e esportes

Comissão da Câmara planeja eventos nos estados para celebrar 200 anos da Independência do Brasil

O anúncio foi feito durante reunião virtual com representantes de entidades ligadas à preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro para marcar os 200 anos da Revolução do Porto

04/09/2020 - 18:45  

O presidente da comissão especial da Câmara dos Deputados para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil (1822-2022), deputado Enrico Misasi (PV-SP), anunciou que nos próximos dois anos a comissão fará eventos comemorativos em vários estados do País. “Nós continuaremos com as sessões solenes e os livros comemorativos, mas temos delineado eventos mais intensivos de setembro de 2021 a setembro de 2022 para que todos os meses nós tenhamos, não só aqui em Brasília, mas também, em São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, comemorações de eventos que precederam mais proximamente a Independência.”

O anúncio foi feito durante reunião virtual nesta sexta-feira (4) com representantes de entidades ligadas à preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro para marcar os 200 anos da Revolução do Porto. O movimento militar iniciado em agosto de 1820 na cidade do Porto, ao norte de Portugal, exigia a volta do rei a Portugal. Dom João VI havia instalado sua corte no Brasil em 1808. Com receio de perder o trono português, Dom João VI retornou à Lisboa, deixando seu filho Dom Pedro I no governo do Brasil. A Revolução Constitucionalista do Porto está diretamente ligada aos eventos que levaram à Independência do Brasil em 07 de setembro de 1822.

O embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, lembrou que a Revolução do Porto deixou como legado a organização do governo em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Livro e selo
Para marcar os 200 anos da Revolução do Porto, a Câmara deve lançar em outubro um livro sobre o tema.

Um dos autores do livro, José Teodoro Mascarenhas afirmou que há alguns anos a Câmara vem lançando publicações acessíveis ao público geral, que mostram que a Independência não foi um fato isolado, mas o final de um processo que contou com várias etapas.

“Na verdade, a Independência não foi um fato, uma ruptura da noite para o dia, ela foi uma evolução. E as próprias pessoas que participaram desse processo de independência foram se convencendo aos poucos dessa necessidade de fazer uma nação independente, desvinculada da nossa origem portuguesa”.

Também durante a reunião, o selo comemorativo dos 200 anos da Revolução do Porto foi carimbado pelo deputado Enrico Misasi com a participação do representante dos Correios, Alex do Nascimento.

O presidente da Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, lembrou que a Revolução do Porto pode ser consultada virtualmente na página da biblioteca em recortes de jornais e cartas da época. Ele informou também que estão sendo realizadas lives sobre personagens ligados à Independência do Brasil que podem ser acessadas no canal do Youtube da Biblioteca Nacional.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Geórgia Moraes

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.