Direitos Humanos

Proposta facilita aposentadoria de portador de deficiência

28/07/2005 - 14:31  

O tempo de contribuição dos portadores de deficiência que desejem se aposentar poderá ser reduzido em dez anos nos casos de deficiência grave; em seis anos se a deficiência for moderada; e em três anos se o problema for considerado leve. A redução está prevista no Projeto de Lei Complementar 277/05, de autoria do deputado Leonardo Mattos (PV-MG).
De acordo com a proposta, o segurado portador de deficiência poderá pedir ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) a realização de perícia e emissão de certidão que ateste o grau de sua deficiência. Se houver agravamento do problema, ele poderá solicitar a realização de nova perícia e a emissão de certidão retificadora.

Critérios diferenciados
Leonardo Mattos afirma que a recente aprovação de critérios diferenciados de aposentadoria para os portadores de deficiência representou uma conquista histórica para o segmento, e o objetivo de seu projeto é regulamentar o benefício. "A redução da idade de aposentadoria e do tempo de contribuição para o trabalhador brasileiro portador de deficiência consistirá em medida que afetará diretamente e de forma positiva as expectativas de maior qualidade de vida desses cidadãos", garante o parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Deficiente poderá adquirir carro sem IPI em caso de perda
Portador de deficiência pode ter benefício ampliado
Ministra defende sistema especial para deficientes físicos
Seguridade aprova licença para acompanhamento de familiar
Comissão aprova presença de pais de deficiente em escola

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.