Política e Administração Pública

Veto sobre reajuste para servidores domina debates na sessão do Congresso; acompanhe

20/08/2020 - 17:06  

O veto à possibilidade de reajustes de servidores públicos envolvidos no combate à pandemia de Covid-19 dominou a fase de debates da sessão do Congresso Nacional em que os deputados poderão decidir sobre este tema. Esse veto foi rejeitado ontem pelos senadores.

A deputada Soraya Manato (PSL-ES) disse que é preciso proibir reajustes de servidores. A suspensão de reajustes até 2021 foi exigida pelo Poder Executivo em troca do socorro financeiro de R$ 125 bilhões aos entes federativos em razão do coronavírus.

“É um absurdo o que aconteceu ontem no Senado Federal. Nós, brasileiros, temos de ter consciência da nossa responsabilidade, pois já sabemos que a derrubada deste veto vai dar um rombo de mais de R$ 120 bilhões”, criticou.

Para o deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), os reajustes salariais e o aumento de gastos vão comprometer o financiamento de políticas públicas importantes. “Não estamos aqui tratando sobre o mérito individual de cada servidor, que está sendo extremamente importante no combate à pandemia, mas tratando da nossa completa incapacidade fiscal para financiar este custo”, afirmou.

Para a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), o custo do reajuste é muito pequeno para o valor desses servidores envolvidos na pandemia. Ela disse que o governo espalha “mentiras” para antagonizar os servidores públicos. “Na hora que deram os recursos para os banqueiros, ninguém se perguntou o impacto disso nas finanças do País”, criticou.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) disse que o avanço na carreira dos servidores já está previsto no orçamento e é direito dos trabalhadores. “É fácil vir aqui e falar: 'muito bem, parabéns aos trabalhadores da saúde'. Mas nós precisamos valorizá-los”, disse.

Na sessão de hoje, os deputados também poderão votar vetos sobre a possibilidade de despejo de inquilinos durante a pandemia e a realização de assembleias virtuais.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.