Trabalho, Previdência e Assistência

Aprovada urgência para projeto que prevê direitos a entregadores de aplicativos na pandemia

A proposta entrará na pauta do Plenário da Câmara

05/08/2020 - 22:59  

Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas-RS
Saúde - coronavírus - trabalhadores máscaras entregadores bicicletas prevenção contágio contaminação Covid-19 pandemia (Pelotas-RS)
Projeto exige a disponibilização de equipamentos de proteção individual aos entregadores

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) o regime de urgência para o Projeto de Lei 1665/20, do deputado Ivan Valente (Psol-SP) e de outros seis parlamentares, que define direitos dos entregadores de aplicativos diante da Covid-19. A urgência acelera a análise da proposta, que será incluída na pauta de votações.

O projeto exige que esses profissionais recebam orientações adequadas sobre a doença e tenham direito a equipamentos de proteção individual. O texto também prevê proteção financeira caso venham a contrair o vírus e sejam obrigados a se afastar do trabalho em razão da necessidade de isolamento social.

Segundo a proposta, o descumprimento das regras pela empresa de aplicativo ou daquela que utiliza os serviços de entrega implica o pagamento de indenização de R$ 10 mil em favor de cada trabalhador atingido, além de multa administrativa de R$ 10 mil por entregador contratado.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta