Política e Administração Pública

Câmara apresenta protótipos sobre participação pautados pela sociedade

Evento poderá ser acompanhado pelo canal do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados no YouTube

07/07/2020 - 08:21  

Divulgação/Câmara dos Deputados
Laboratório Hacker - Evento realizado em 2019 chamado Nós do Lab - transparência - participação social
O LABHacker é o laboratório de inovação cidadã da Câmara e atua em três temas: transparência, participação e cidadania

O Laboratório Hacker (LabHacker) da Câmara dos Deputados realiza hoje, a partir das 15 horas, videoconferência com especialistas e parceiros para apresentar o resultado de projetos relacionados ao tema Participação Social. Os desafios surgiram no ano passado, durante o planejamento colaborativo Nós do Lab, que contou com a presença de mais de 60 profissionais de todo o País, em debates presenciais e virtuais.

Nesta terça, no agora Nós do Lab - o retorno, os mesmos convidados da etapa inicial, somados aos parceiros externos e servidores da Câmara que participaram de etapas intermediárias como design sprints, entrevistas e testes de usuário, vão debater os resultados que serão oficialmente entregues à Casa.

Essa prestação de contas será realizada na plataforma Zoom Meetings, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Quem não participou de nenhuma etapa dos projetos também poderá acompanhar a discussão ou encaminhar dúvidas e sugestões utilizando o chat do canal do LabHacker na rede social. Todas as participações serão respondidas durante o evento.

Cidadania e Transparência
No dia 14 de julho, será realizada outra videoconferência para a apresentação dos dois projetos relacionados ao tema Cidadania. No dia 30 passado, o debate foi sobre Transparência no Legislativo, com a apresentação de dois protótipos.

O primeiro é relacionado à construção de uma camada no Portal da Câmara com linguagem mais simples para que os cidadãos possam compreender facilmente as votações em Plenário e a situação das propostas de seu interesse.

O segundo protótipo para facilitar o acompanhamento e a fiscalização, pela sociedade, dos recursos aprovados pelo Congresso para os desafios ligados à Covid-19. Os interessados em saber mais sobre esses dois projetos podem consultar o vídeo do evento do dia 30 no canal do LabHacker no YouTube.

Para a entrega dos projetos/protótipos dos três eventos, foram convidados ativistas, representantes da academia e da imprensa e servidores públicos de diversos órgãos.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.