Cidades e transportes

Projeto autoriza vans escolares a realizar transporte alternativo durante pandemia

Objetivo é socorrer transportadores prejudicados pela suspensão das aulas e desafogar transporte coletivo, evitando a disseminação da Covid-19

08/05/2020 - 15:34  

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para votação de propostas. Dep. Delegado Waldir (PSL - GO)
Segundo o deputado Delegado Waldir, milhares de transportadores escolares não têm como trabalhar

O Projeto de Lei 2400/20 autoriza veículos do transporte escolar urbano a realizar transporte alternativo de passageiros no Brasil durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, as vans escolares deverão ser devidamente vistoriadas e cadastradas nos órgãos municipais competentes, além de respeitar as normas para evitar a propagação da doença.

A proposta tramita na Câmara dos Deputados e foi apresentada pelo deputado Delegado Waldir (PSL-GO), em resposta à crise econômica decorrente da pandemia. Ele lembra que a suspensão das aulas nas escolas, para combater o novo coronavírus causador da Covid-19, prejudicou milhares de transportadores escolares.

“De outro lado, é noticiada diariamente a escassez de transporte coletivo urbano, o que faz com que pessoas fiquem aglomeradas à espera dos veículos, que são superlotados. Assim, é necessário possibilitar que a força de trabalho dos transportadores escolares seja utilizada para o transporte seguro de milhares de trabalhadores, evitando que o transporte coletivo seja meio para disseminação da Covid-19”, defende o parlamentar.

Se virar lei, a regra deverá ser regulamentada pelos municípios.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta