Economia

Projeto prorroga auxílio emergencial de R$ 600 por um ano

05/05/2020 - 12:04  

Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas
Saúde - doenças - coronavírus Covid-19 pandemia auxílio emergencial CEF Caixa Econômica Federal bancos economia desemprego crise recessão quarentena máscaras isolamento
Para deputados do PT, o mercado de trabalho vai demorar a reagir

O Projeto de Lei 2283/20 aumenta para um ano o período de concessão do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais. Pela Lei 13.982/20, o benefício será concedido por três meses - abril, maio e junho - para trabalhadores cuja renda familiar mensal per capita seja de até meio salário-mínimo ou a renda familiar mensal total seja de até três salários mínimos.

Apresentado por 51 dos 53 deputados da bancada do PT, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Os deputados do partido alegam que o período de três meses previsto para o pagamento do auxílio “não será suficiente diante da previsão de contaminação pela Covid-19 até julho ou agosto”.

“Além disso, haverá um período de transição entre o choque do isolamento e a efetiva retomada da atividade, uma vez que o mercado de trabalho costuma ser o último a reagir em momentos de crise”, afirmam.

O PL 2283/20 altera a Lei 13.982/20 e prevê que, após o pagamento do auxílio por 12 meses, o período de concessão do benefício poderá ser prorrogado novamente por ato do Poder Executivo.​

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Lara Haje
Eciição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2283/2020

Íntegra da proposta